É possível proteger a memória em qualquer idade, ensinam especialistas de Harvard.
É comum acontecerem lapsos de memória e à medida que envelhecemos, isso se torna cada vez mais comum. Com o tempo, fica cada vez mais difícil lembrar de fatos, números, nomes, datas... Lapsos podem ocorrer em qualquer idade, principalmente quando somos acometidos por momentos de estresse. De acordo com especialistas, a perda significativa de memória em pessoas mais velhas é sinal de alguma doença, e não de algo natural à idade.
Os cientistas de Harvard, nos Estados Unidos, desenvolveram técnicas que podem proteger nossa memória.
. Nunca desistir de aprender mesmo na terceira idade. O processo de aprendizado estimula a produção e a comunicação entre os neurônios e é um excelente exercício cerebral. Também está neste hall fazer palavras-cruzadas, sudoku, quebra-cabeças, ouvir música ou cuidar do jardim.
. Usar os sentidos como associar cheiros a informações ajuda o cérebro a fixar o que aprendeu.
. Use calendários, agendas, mapas, listas e cadernos de telefone par deixar as informações do dia a dia bem acessíveis. Procure também um lugar certo para guardar objetos pessoais como celular, bolsa, chaves. Isso economizará o cérebro que não ficará desgastado ao lembrar onde estão guardados os seus pertences.
. Para armazenar informações que acabou de ouvir, as repita em voz alta ou anote. Se acabou de aprender o nome de alguém, chame a pessoa pelo nome quando estiver conversando com ela.
|