Prática da corrida melhora a autoestima, combate a depressão e a osteoporose. Está esperando o que para se exercitar?
Cada vez mais as corridas de rua se popularizam e cada vez mais é comum ver pessoas de todas as faixas etárias se exercitando sejam nas esteiras das academias ou na rua. Hoje a corrida é o segundo esporte mais praticado no país, atrás apenas para o futebol. Em todas as classes sociais ele aponta um crescimento de 20% a 30% por ano. As corridas de rua reúnem hoje quaro milhões de atletas profissionais e amadores.
Sedentários que nunca praticaram uma atividade física na vida e começaram a correr, se impressionam com o bem-estar que o esporte proporciona ao corpo. O primeiro ganho da corrida é o aumento da capacidade cardiorrespiratória. Em quatro semanas é possível notar a diferença. A pessoa que tem mais disposição se cansa menos e perde mais peso.
Além desses ganhos, a corrida fortalece o abdome e as pernas. Melhora a mobilidade nas articulações, a coordenação motora e a oxigenação cerebral. Antes de começar a correr, a pessoa deve procurar um médico, para fazer testes de esforço, ecocardiograma e eletrocardiograma. A partir deles, será elaborada uma planilha de exercícios.
Profissionais de Educação Física asseguram que quem corre ao ar livre consegue combater a depressão, síndrome do pânico, dependência de drogas além de elevar a autoestima. O esporte também combate a osteoporose e a obesidade.
|